Quer você já esteja fazendo muito marketing de vídeo ou apenas descobrindo como fazer do vídeo uma parte do seu mix de marketing, considere o screencasting: capturar a saída da tela do seu computador em um vídeo, junto com narração de áudio e, às vezes, vídeo do apresentador. Em contraste com uma videoconferência ou webinar, o screencasting permite que você crie um vídeo do seu desktop que pode ser visualizado repetidamente. E reduz o tempo de configuração e produção ao usar sua tela como um recurso visual.
“Você pode então examiná-lo em seu lazer. Você pode parar e pausar, retroceder e assistir quantas vezes precisar para que as informações sejam transmitidas a você”, explica Jason Valade, gerente de produtos da TechSmith , uma empresa de software que desenvolve ferramentas de captura de tela e screencasting, como Camtasia , Snagit e Jing . Ele compartilha algumas dicas, truques e melhores práticas para um screencasting mais eficaz.
Antes de começar, certifique-se de que o screencasting é a melhor ferramenta para seus objetivos. Em alguns casos, ter uma conferência ao vivo é preferível a compartilhar um vídeo — especificamente, se você quiser orientar alguém em um processo e responder perguntas rapidamente. Nesse caso, ferramentas como Skype, Google Hangouts, Adobe Connect e GoToMeeting podem ser preferíveis.
Por que e quando fazer screencast
Screencasts não servem apenas para apresentações públicas ou demonstrações de produtos . Você pode deixar um link para seu vídeo em um e-mail ou em seu blog, garantindo que você esteja compartilhando algo valioso com seu público que se beneficia do screencasting.
O objetivo é intercalar rostos e telas, narração e demonstração, criando uma experiência mais interativa, mas que seja gravada para consumo posterior. Por exemplo, dê uma olhada no vídeo da TechSmith sobre as melhores práticas de gravação de screencast , que inclui vídeo de um narrador, screencast e exemplos visuais de iluminação adequada e inadequada. Alguns vídeos instrucionais omitem o vídeo do narrador completamente, mas incluem narração em áudio e várias imagens.
Adapte sua apresentação ao seu público
Como em qualquer empreendimento de vídeo, a tecnologia pode se tornar uma preocupação: não fique atolado em editar e regravar screencasts. Valade recomenda adaptar seu nível de edição ao seu público.
“Se estou enviando algo para alguém que não conheço e com quem nunca interagi, vou garantir que a coisa seja o mais polida possível... boas edições, boa música, todo tipo de coisa”, ele diz. “Mas se estou enviando algo para um colega, um colega de trabalho ou alguém com quem tive todo tipo de interação, onde posso fazer uma gravação direta e suja, então posso me safar com as tosses ou os umms ou os ahhs ou as pausas sutis enquanto penso nas informações.”
Além do público, a quantidade de tempo que você tem números de telemóvel portugal para lançar um vídeo também é um fator, assim como a frequência com que seu público assistirá ao vídeo. Se eles só tiverem a chance de assistir uma vez, é uma boa ideia focar mais atenção na qualidade da produção.
Em geral, Valade recomenda uma abordagem equilibrada: algumas pessoas ficam intimidadas até mesmo por um vídeo excepcionalmente bem-feito e a maioria fica desanimada com um que parece ter sido produzido com pouca atenção ao tempo e às expectativas do espectador.
A preparação é fundamental
Não só você deve saber com antecedência o que vai mostrar no seu vídeo, Valade recomenda fazer uma análise enquanto presta atenção ao que está na sua tela. “Se você estiver compartilhando sua tela, verá tudo o que está lá, como notificações aparecendo ou mensagens chegando.”
Se você escolher estar na frente das câmeras para seu screencast, certifique-se de estar vestido apropriadamente para seu público. E como você não ocupa a tela inteira, preste atenção ao que está acontecendo atrás de você antes de apertar o botão de gravar. "Se a mesa atrás de mim estiver bagunçada, isso pode transmitir uma mensagem ruim para quem quer que eu esteja compartilhando informações", explica Valade.
A preparação, é claro, também inclui garantir que sua câmera e microfone funcionem bem e que você tenha tudo o que deseja compartilhar aberto e pronto para usar, em vez de ficar mexendo na tela durante a filmagem.
Não fique obcecado com sua aparência e seu som.
Prestar atenção à qualidade da sua apresentação e certificar-se de que suas roupas sejam apropriadas para o seu público não significa que você precisa exagerar.
“Algumas pessoas ficam realmente presas em como soam ou como parecem”, diz Valade, que vê isso como um desafio que as pessoas precisam superar. Ele ressalta que as expectativas do público geralmente são realistas. “Se alguém está assistindo a um vídeo que eu criei, espera-se que esteja esperando por mim e não por Steven Spielberg.”
Ensaie, claro, mas não tente ser a voz por trás daqueles trailers de filmes.
“Sua voz é o que é. Se você vai colocar a voz falsa de rádio e falar de uma forma concisa, você pode fazer isso, mas então você tem que levar isso por toda a apresentação.”
Você já tentou screencasting? Como foi sua experiência? Compartilhe conosco nos comentários.
Câmera tímida e com pouco tempo? Tente screencasting para criar conteúdo de vídeo
-